Conheça aqui a atualidade da nossa empresa

Novo contrato com a Águas do Norte

Data da notícia: 2 Julho 2018

A Lena Ambiente, líder do agrupamento de empresas designado HDNI - Hidro Investimentos do Norte Interior, ACE, ganhou o concurso para “Aquisição de Serviços de Operação e Manutenção de Subsistemas de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais do Douro Interior – Lote I”, lançado pela Águas do Norte, SA. A empresa iniciou a atividade em 01 de março de 2018, tendo a prestação de serviços um prazo contratual de sete anos.

As infraestruturas abrangidas na prestação de serviços servem os concelhos de Alijó, Murça, Valpaços, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Tarouca e Moimenta da Beira. No que respeita aos sistemas de abastecimento, correspondem à estação de tratamento de águas de Vila Chã, duas captações, duas estações elevatórias, quatro reservatórios e 23 pontos de entrega de água à baixa. Nos sistemas de saneamento incluem-se 31 estações de tratamento de águas residuais, 35 estações elevatórias e 76 km de emissários. 
O âmbito do serviço envolve 28 técnicos operacionais, que garantem o funcionamento contínuo dos sistemas, todos os dias do ano. Existem seis equipas de operação, uma de laboratório e duas de manutenção. 
As responsabilidades do ACE incluem a afetação de meios materiais e equipamentos de operação e manutenção, fornecimento de energia e água para exploração das instalações, todos os reagentes necessários aos processos de tratamento, garantia dos serviços administrativos como seguros e comunicações (telefones fixos e móveis, internet e televigilância), deslocações, combustíveis, análises à água de abastecimento e águas residuais em todas as fases do serviço, análises às lamas dos processos e de todos os subprodutos passíveis de caracterização analítica, gestão de resíduos das atividades, designadamente gradados, areias, gorduras e lamas, recolha de águas de fossas sépticas, gestão dos dispositivos de medição e monitorização, implementação dos planos de manutenção dos equipamentos eletromecânicos, gestão dos ativos da Águas do Norte e investimentos de modernização de um conjunto de infraestruturas.