Conheça aqui a atualidade da nossa empresa

Águas do Norte: Serviços de Operação e Manutenção por 7 anos

Data da notícia: 1 Março 2018

A Lena Ambiente ganhou o concurso para Serviços de Operação e Manutenção na Águas do Norte, S.A.
Com início em 1 de março de 2018 e prazo de 7 anos, o valor do contrato é de 8,5 M€.

A Lena Ambiente, líder do agrupamento de empresas designado HDNI - Hidro Investimentos Do Norte Interior, ACE, ganhou o concurso para “Aquisição de Serviços de Operação e Manutenção de Subsistemas de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais do Douro Interior – Lote I”, lançado pela Águas do Norte, SA.

A prestação de serviços teve início em 1 de março de 2018, com um prazo de 7 anos.
O volume de negócios do contrato é de 8,5 M€.

As infraestruturas abrangidas na prestação de serviços servem os concelhos de Alijó, Murça, Valpaços, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Tarouca e Moimenta da Beira e, no que respeita aos sistemas de abastecimento, correspondem à estação de tratamento de águas de Vila Chã, 2 Captações, 2 Estações Elevatórias, 4 Reservatórios e 23 pontos de entrega de água à “baixa.
Nos sistemas de saneamento incluem-se 31 Estações de Tratamento de Águas Residuais, 35 estações elevatórias e 76 km de emissários.

O âmbito do serviço envolve 28 técnicos operacionais, que garantem o funcionamento contínuo dos sistemas, todos os dias do ano. Existem 6 equipas de operação, 1 de laboratório e 2 de manutenção.

As responsabilidades do ACE incluem a afetação de meios materiais e equipamentos de operação e manutenção, fornecimento de energia e água para exploração das instalações, todos os reagentes necessários aos processos de tratamento, garantia dos serviços administrativos como seguros e comunicações (telefones fixos e móveis, internet e televigilância), deslocações, combustíveis, análises à água de abastecimento e águas residuais em todas as fases do serviço, análises às lamas dos processos e de todos os subprodutos passíveis de caracterização analítica, gestão de resíduos das atividades, designadamente gradados, areias, gorduras e lamas, recolha de águas de fossas sépticas, de gestão dos dispositivos de medição e monitorização, implementação dos planos de manutenção dos equipamentos eletromecânicos, gestão dos ativos da Águas do Norte e investimentos de modernização de um conjunto de infraestruturas.